domingo, 18 de outubro de 2009

Essa tal felicidade...




Certa vez, um homem muito interessante numa conversa igualmente interessante comigo perguntou-me "de zero a dez quanto eu achava que poderia fazer um homem (ele mesmo) feliz".
Bem, minha resposta foi objetiva: "espero que ele não precise de mim nunca para ser feliz".
Hoje, tempos depois, lembrando dessa cena, reafirmo a minha resposta: "espero que pessoa nenhuma na face desta Terra espere que eu a faça feliz".
Igualmente, não tenho a expectativa de quem alguém ou alguma coisa aconteça para me fazer feliz. Descobri, meio que à força, que felicidade é pessoal e intransferível, é um compromisso meu com a vida, e não mais uma responsabilidade a ser atribuída a alguém, a um relacionamento, a um produto.
Felicidade é de dentro para fora, se não estiver comigo e em mim, não estará em nenhum outro lugar, em nenhuma outra coisa, em mais ninguém.
Simples assim ??? O que você acha ??? Claro que não.
Não mesmo.

Cada um sabe de si, mas eu só queria dizer que todo dia, ao acordar, eu tenho um trato comigo de ser feliz. Custe o que custar, chova ou faça sol, tenha eu boas ou más notícias. Ser feliz, nesse caso, independe do que eu tenho e do que me acontece - e jamais anula minhas tristezas, minhas dores e minhas lágrimas. São coisas distintas, embora possam não parecer.
Não tenho a obrigação e nem a pretensão de fazer as pessoas ao meu redor felizes. Esta é uma prerrogativa delas próprias. Mas uma coisa eu sei, com certeza: quando eu me proponho a cuidar da minha felicidade, tudo ao meu redor agradece, todos são afetados por isso. E esse é o ingrediente que me aproxima do outro, que faz dar certo a vida, que me faz querer melhorar, progredir, estar com as pessoas, me presentear, ser generosa, saber dizer não, saber a hora de chegar e saber a hora de sair.

Meu maior desafio hoje é o de permanecer feliz, apesar de tudo o que ocorre ao redor e as transformações dentro de mim. Portanto, é um trabalho constante, um daqueles casos onde o custo compensa o bem-estar que proporciona.

E você, a quantas anda com a sua felicidade ??? Ela está unica e exclusivamente dentro de você, ou de vez em quando está ao seu redor ???
O risco de colocarmos a felicidade nas coisas e nas pessoas é que basta termos o objeto em questão para que se perca o sentido, o valor, o apreço. Já é necessário outro, depois outro. E assim vai.

Também não posso afirmar que a felicidade é algo que pode ser encontrado e pronto. Mentira. Não é assim também. Não, não há receitas, mapas, fórmulas, dicas. É uma experiência interna que inicia quando você mergulha dentro dela, principalmente quando se questiona a vida, quando se sofre, quando se sente a infelicidade rondar, quando se decide encarar a vida de frente, quando tudo falha e despenca ao redor. Eis o ponto-de-partida. Acredite, mas o caos pode ser um ponto-de-partida inimaginável. Nessa hora a única coisa que você tem é a você mesmo - e é a coisa mais difícil de se possuir porque, geralmente, colocamos a maior parte do nosso investimento afetivo, expectativas e energia nas pessoas e coisas. Se a felicidade está dentro de você, você sofrerá, mas vai sobreviver. Se não está, você negará a situação e imediatamente arranjará substitutos para o que se perdeu.
Construir a felicidade dentro de si requer viver um dia de cada vez, ser ensinável, se amar o suficiente, arriscar, chorar, sofrer, ter um monte de dúvidas (e por que não dívidas...rssss), apanhar da vida, perder e ainda assim ter um motivo para continuar caminhando sem amargar o ambiente ao redor. É SER, e confortavelmente, ser humano.

Bem-vindo ao clube !!!!


12 comentários:

  1. o texto é comprido...porém, interessante de se ler.
    legal, gostei da postagem e do blog ;)
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo o post cara, parabeens mesmo!
    '
    rockoyot.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa, este texto veio bem a calhar. Estou numa fase da vida em que busco ser feliz sozinha, sem precisar estar em um relacionamento. Bom, acho que vou precisar de uma terapia nesse aspecto...rs Mas a consciência dessa necessidade, pra mim, já tem sido um grande passo!
    Ótimo texto incentivador, além de bem escrito!
    Beijos,
    Sabina

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelos comentários !!!!
    E Sabina, "bem-vinda ao clube". Ser feliz "sozinha" só tem sentido se essa felicidade puder ser compartilhada.
    ;)

    ResponderExcluir
  5. felicidade flui de dentro pra fora... vem com a gente ou não vem mais! rsrs! sempre pensei assim, é muito pesado o fardo de fazer alguém feliz ou jogar na cara do outro:(seja lá o outro quem for) "faça-me feliz!" bem melhor mesmo é na primeira pessoa: faço-me feliz! assim posso ajuda-lo a se fazer feliz tb!

    ótimo blog! adorei, mas nao consegui seguir, deve estar com problemas o gadget.
    parabens e sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Olá! Escrevo no BrasilAnalinse.blogspot.com e estou adorando o seu blog, parabens! Tou seguindo!

    ResponderExcluir
  7. olá!! voltei pra te visitar, e hoje consegui seguir!

    xeru e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. Estou tentando construir a minha felicidade,fazer feliz ao próximo é muito díficil,acho que primeiramente quem tem de se sentir feliz somos nós....

    ResponderExcluir
  9. nossa , muito bom o post, parabéns ;d

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !!!!